Curadoria: Victor Pires-Vieira e Lúcia Marques


[Imagem: Martin Parr, da série "The Last Resort" 1983-86]

FUNDAÇÃO CARMONA E COSTA + MUSEU DA CIDADE | LISBOA
De 6 de Novembro de 2007 a 6 de Janeiro de 2008

Uma iniciativa co-produzida pela Fundação Carmona e Costa e pelo Museu da Cidade, em parceria com a Feira de Arte Contemporânea de Lisboa

OUTRAS ZONAS DE CONTACTO é a exposição que apresenta pela primeira vez ao público a Colecção de Fotografia de Américo Marques dos Santos. Reúne em mais de cem obras um conjunto de 32 autorias internacionais essenciais para a compreensão da produção fotográfica contemporânea. Tem por curadores o responsável pela Colecção – Victor Pires Vieira – e a crítica de arte Lúcia Marques. A mostra realizar-se-á em dois espaços que conjugam perspectivas complementares.

COLECÇÃO / EXPOSIÇÃO
A Colecção de Fotografia de Américo Marques dos Santos foi constituída nos últimos 5 anos sob orientação do artista plástico Pires Vieira, privilegiando a renovação contemporânea do retrato enquanto género fotográfico e as influências decisivas de outros universos criativos (tais como a pintura, o cinema e a publicidade) na abordagem ao real. Foi também dada uma atenção especial às diferentes arquitecturas que compõem a paisagem pós-moderna. A Colecção cresceu alicerçada em núcleos autorais que permitem dar a ver a multiplicidade de usos e problemáticas que caracterizam o percurso de cada artista, fornecendo em simultâneo um panorama alargado do domínio do “fotográfico” no circuito da arte contemporânea internacional. Concebida como uma apresentação articulada em duas instituições que assim propõem um percurso expositivo na cidade – Fundação Carmona e Costa (Espaço Arte Contemporânea) e Museu da Cidade (Pavilhão Preto) – esta mostra procurará reflectir a diversidade de tendências que caracteriza a Colecção de Américo Marques, evidenciando os diferentes posicionamentos artísticos, processos de trabalho e reflexões críticas subjacentes ao corpus de imagens em foco. Será publicado um catálogo bi-lingue (pt/eng) que conta com a colaboração da designer Inês Sena, sendo editado pela ASSÍRIO & ALVIM.

NA FEIRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA: Conferência de MARTIN PARR
Realizada paralelamente à edição de 2007 da Feira de Arte Contemporânea (FAC) de Lisboa, a mostra integrou o respectivo Programa de Coleccionadores e foi o ponto de partida para uma conferência do fotógrafo e editor MARTIN PARR sobre livros de fotografia, na própria FAC, no dia 11 de Novembro (domingo), às 16h30.

A exposição conta com obras de ANDREAS GURSKY, ANDRES SERRANO, ANTÓNIO JÚLIO DUARTE, ARNULF RAINER, AUGUSTO ALVES DA SILVA, AXEL HÜTTE, BERND & HILLA BECHER, CANDIDA HÖFER, CINDY SHERMAN, GUNTHER FÖRG, HELENA ALMEIDA, HELMUT NEWTON, JOAN FONTCUBERTA, JOÃO TABARRA, JOÃO PENALVA, JORGE MOLDER, JOSÉ LUÍS NETO, JÚLIA VENTURA, MARTIN PARR, NAN GOLDIN, NOBUYOSHI ARAKI, OLAFUR ELIASSON, PAUL GRAHAM, PHILIP-LORCA DI CORCIA, RICHARD PRINCE, RINEKE DIJKSTRA, SAM TAYLOR-WOOD, THOMAS STRUTH, THOMAS RUFF, VANESSA BEECROFT, WILLIAM WEGMAN, WOLFGANG TILLMANS.


--- OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS ---

FUNDAÇÃO CARMONA E COSTA - Espaço Arte Contemporânea
Edifício Espanha, Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1-6.º
1600-196 Lisboa
http://www.fundacaocarmona.org.pt/PT/local.html
Acessos: Autocarro 31 | Comboio: Rêgo | Metro: Praça de Espanha
Horário: Quartas, Quintas e Sextas: das 13h às 20h

MUSEU DA CIDADE – Pavilhão Preto
Campo Grande, 245,
1700-091 Lisboa
Acessos: Autocarros 1, 3, 7, 33, 36, 47, 50, 68, 85, 101, 108 | Metro: Campo Grande
Horário: Terça a Domingo: das 10h às 18h

Sem comentários: